terça-feira, 22 de junho de 2010

O cozinheiro dos reis, o rei dos cozinheiros

Resenhas acadêmicas


Referência:

KELLY, Ian, 1966

Carême: Cozinheiro dos Reis / Ian Kelly; Tradução, Marina Slade Oliveira. Revisão Técnica, Bernardo Menegaz - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005

Tradução de: Cooking for Kings (The Life of Antonin Carême, The First Celebrity Chef)

Inclui Biografia

ISBN 85-7110-872-2

1 Carême, MA (Marie Antonin), 1784 - 1853.

2 Cozinheiros - Biografia. I título.

Apresentação da obra:

O livro descrever a vida Pessoal, Social e Profissional do criador da "Nouvelle Cuisine", o chef de cozinha que você Pela primeira vez na história alcançou a celebridade e reconhecimento de sua criatividade e genialidade na culinária. A obra recria os ambientes da época com UMA LINHA de tempo correlata aos fatos históricos que marcaram a vida da Europa entre os anos de 1783 e 1833 ano de sua morte. A obra resgata os menus e receitas culinárias criadas cabelo Cozinheiro dos Reis e Rei dos Cozinheiros como é conhecido até os nossos dias.

Descrição da estrutura da obra:

A obra é dividida em 15 capítulos e 8 seco onde o autor apresenta diversos artigos transcritos dos originaes de Antonin Carême, tais como: Pesos e Medidas de Carême, açucar de Carême, Os Quatro Molhos classicos de Carême, Sopas, Peixes, Carnes, Caça e tortas salgadas, bolos e pâtisserie e sobremesas. Concluía a obra enriquecendo seu conteúdo com o UM pequeno Glossário (Breviário) contanto o significado das palavras-em France, utilizadas ao longo do livro. A obra é composta num total de 271 Páginas de Uma narrativa empolgante do quotidiano desta figura humana apaixonada pelas artes plásticas, às Quai estudou por anos a fio, de maneira metódica tornando-se UM expert em maquetes denominadas de "extraordinário" e "extras" através dos conhecimentos arquitetônicos que aprendeu de forma autodidata.

Nos 15 primeiros capítulos a obra descrever a trajetória de Antonin Carême, a partir do momento que foi recolhidas das ruas, abandonado por seus pais, por UM cozinheiro que ensinou-lhe o ofício abraçado desde outubro de 1793, portanto com 10 anos de idade. O cenário narrado retrata UM momento crítico na história da França durante o ano de 1792, Quand acontecia a Revolução Francesa. Paris vivia o terror, a desordem ea violência. Ocorriam massacre de crianças, estrangeiros nas ruas e nas prisões. O "terror" devíamos ser a "ORDEM do dia" anunciado Robespierre. O grande espetáculo para as multidões era o da guilhotina, para a Qual juntavam-se milhares de Pessoa.

Descrição do conteúdo da obra:

O conteúdo da obra conta a partir do momento do abandono da pequena Maria Antônia Carême, nome dado por seus pais em homenágem à rainha Maria Antonieta, no momento em que o sentimento monarquista era repudiado na França. O menino adotou entao o nome de Antonin Carême, gesto que o protegeu de discriminações e marcou umha atitude ao longo de sua vida de neutralidade em questões de ORDEM política e social, isentando-o sempre de maneira sábia e diplomática de assumir lados ideológicos e partidários políticos. Com Issos conseguiu sempre Livre trânsito em todas as esferas do poder por onde circulou, exercendo seu Trabalho e profissão.

Sua Paixão Pela culinária, levou-o a extremos de dedicação, tendo até mesmo afetado seu papel com marido e pai, nada narrando em seus diários e livros. Não mencionou em seus legados escritos, nada sobre sua vida afetiva e familiar.

A obra relata de forma precisa e detalhada os pratos produzidos e apresentados nos eventos majestosos que se incumbiu, chamados "gigantismo culinária", eventos oferecidos até dez mil Pessoa de entrada de vez, como a grande homenágem aos ex-combatentes das Guerras Napoleônicas na Champs Elisa. A narrativa, riquíssima em Detalhes conta números, situações e ambientes físicos eo clima de relação interpessoal entre o personagem "O Grand Chef" e seus patrões, nobres e poderosos senhores da política, nao só da França com em outras terras por onde andou. O livro recebeu figuras originaes feitas cabelo próprio Antonin Carême, BEM como gravuras que reproduzem em óleo os locais citados na obra.

Análise crítica da obra:

Livro de referência para estudantes de Gastronomia em suas diversas fases de interêsse, de quem quer-me conheçe a Origem da Gastronomia e seus principais personagens, os "Grandes Chefs de Cuisine" que a tornaram como conheçe Hoje e principalmente para aqueles que Desejamo aprofundar mais os saberes sobre a Alta Gastronomia e assim poderem transmitir aos futuros estudantes, mas conhecimento sobre a História da Alimentação, de forma didática.

Antonin Carême foi pioneiro a dar importância científica à arte culinária. Com suas pesquisas, experimentos e grande dinamismo em suas preparações que registrou ao longo de sua vida Profissional toda a sua experiência, tendo publicado obras célebres sobre sua arte que chegam até nós como marcos de Uma nova ciência, a Gastronomia.

Leitura obrigatória àqueles que pretendem estudar a biografia e obra dos grandes Chefs, que viveram ou vivem e que tornaram a culinária a maravilha que é Hoje. A vida e obra de Antonin Carême é o primeiro Passo para se conheçe a influência que tiveram nomes célebres como: Auguste Escoffier, Vatel, o contemporâneo Gualtiero andamento e muitos outros.

Recomendação da obra:

Os aficionados e estudantes de Gastronomia poderão conheçe em documentos confiáveis ​​às Orígenes de importantes técnicas utilizadas até Hoje na cozinha Profissional, tais como: o uso de Massa folhada na confeitaria, mousses, doces de açúcar, sopas, cremes, molhos bases, técnicas de cocção de legumes e carnes e umha infinidade de ingredientes que adotou em sua cozinha, como o uso do tomate na culinária.

Identificação do autor:

Ian Kelly, nascido na Inglaterra, estreou como autor neste livro que empresta sua homenágem a Antonin Carême. Viveu tambem nos palcos novaiorquinos o papel do "Chef dos Chefs", onde recriou quadro-a-quadro a vida do cozinheiro-confeiteiro. Ele vive atualmente em Londres.

SERGIO VIANA MIGUEL

Acadêmica do Curso de Graduação Tecnológica em Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi - Campus Centro - RA 09290793 - Segundo Semestre.

e-mail: sergiovianamiguel@yahoo.com.br

São Paulo, 11/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário